domingo, 16 de outubro de 2022

Um Exemplar da Pregação de Tetzel

Tome os seguintes trechos como um espécime dos discursos blasfemos desse impostor ousado, e tudo sob a sanção do papa e do arcebispo do lugar. 

"As indulgências são o mais precioso e o mais nobre dos dons de Deus. Vinde, e vos darei cartas, todas devidamente seladas, pelas quais até os pecados que pretendestes cometer podem ser perdoados. Eu não trocaria meus privilégios pelos de São Pedro no céu, pois salvei mais almas com minhas indulgências do que o apóstolo com seus sermões. Não há pecado tão grande que uma indulgência não possa perdoar. Mas, mais do que isso, as indulgências valem não apenas para os vivos, mas também para os mortos. Sacerdote! nobre! comerciante! esposa! jovem! donzela! não ouves teus pais e teus outros amigos que estão mortos, e que choram do fundo do abismo? Sofremos horríveis tormentos! Podes dar, e não dareis! Oh, pessoas estúpidas e brutas, que não entendem a graça tão ricamente oferecida! Voa liberada para o céu. O Senhor nosso Deus não reina mais, Ele entregou todo o poder ao papa." 

Terminada o discurso selvagem do grosseiro monge berrante, a multidão aterrorizada e supersticiosa apressou-se a comprar o perdão de seus pecados e a libertação de seus amigos do fogo do purgatório. Da família real aos que viviam de esmolas, todos arranjaram de alguma forma dinheiro para comprar o perdão. O dinheiro entrou em abundância; o peito papal transbordou; mas ai! ai! Os efeitos morais eram temíveis. Os termos fáceis pelos quais os homens poderiam obter a licença do papa para todas as espécies de maldade, abriram o caminho para a mais grosseira imoralidade e insubmissão a toda autoridade. Até o próprio Tetzel foi condenado por adultério e conduta infame em Innsbruck, e sentenciado pelo imperador Maximiliano a ser colocado em um saco e jogado no rio; mas o Eleitor Frederico da Saxônia interferiu e obteve seu perdão. O imperturbável dominicano seguiu seu caminho como representante de Sua Santidade, o papa, como se nada tivesse acontecido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares