domingo, 2 de outubro de 2022

Reflexões Sobre a Conversão de Lutero

Esta é a história simples da conversão de Lutero, e foi uma conversão genuína, pela graça de Deus, mas, no que dizia respeito à mente de Lutero, não foi uma obra muito sólida. A medida e o caráter da verdade apresentada por Staupitz e o velho monge não poderiam tê-lo fortalecido contra os ataques do inimigo. Com tão pouco conhecimento da mente de Deus, do amor de Cristo, da completude de Sua obra, da libertação por meio de Sua morte e ressurreição, uma alma convertida pode rapidamente ficar cheia e atormentada por dúvidas e temores. E é isso que encontramos por todos os lados nos dias atuais. Muito poucos estabeleceram a paz com Deus. Eles esperam, eles confiam, que são salvos, mas há muito pouco da plena certeza da fé. E por quê? Apenas por causa de visões defeituosas de seu próprio estado perdido e da obra de Cristo como atendendo perfeitamente a esse estado. Tome um texto como ilustração: "Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" (Hebreus 10:14). Certamente, se entendêssemos corretamente a dignidade e a glória do Sofredor, qual seria nossa fé no valor de Seu sacrifício, de Sua única oferta? Não há repetição, nem segunda aplicação do sangue; nunca pode perder sua eficácia. Podemos ser limpos diariamente com a água da purificação, mas a ideia de uma segunda aplicação do sangue da propiciação é desconhecida nas Escrituras. Uma vez lavada nesse sangue precioso, a consciência é perfeita para sempre. Essa palavra, "para sempre", significa não tanto eternamente, mas continuamente, permanentemente, ininterruptamente perfeito diante de Deus, assim como Cristo sempre é. Deus nunca poderá ignorar aquilo que tão perfeitamente apagou o pecado, tão perfeitamente glorificou a Si mesmo, tão perfeitamente venceu todos os inimigos, e tão perfeitamente obteve a redenção eterna para cada crente. 

Até o momento em que Lutero se encontrou com Staupitz e o velho monge, ele estava, de acordo com suas próprias palavras, "nos cueiros* do papado e não tinha visto seus males". E isso é verdade em certo sentido, inclusive acerca de milhares de pessoas. Elas estão nos cueiros de seus respectivos sistemas de doutrina e igreja, sem nunca terem examinado cuidadosamente essas coisas pela Palavra de Deus. Consequentemente, elas são estranhas à feliz liberdade com a qual Cristo torna seu povo livre. Lutero foi convertido, mas de modo algum estava fora da casa da escravidão. A remoção das faixas de sua alma foi através da incredulidade, um processo lento. Ele não sabia quase nada sobre os privilégios e bênçãos dos filhos de Deus, e de sua posição em Cristo. Mas sabemos pelas Escrituras quais foram suas bênçãos e quais são as bênçãos de cada alma convertida. Imediatamente após a mulher ter tocado a bainha do manto do Redentor a fonte de sua doença secou. Pelo delicado toque da fé, a virtude que havia em Jesus tornou-se sua. Bela ilustração da alma recém-convertida diante de Deus em todas as virtudes, excelências, vida, justiça, paz, alegria e feliz liberdade do próprio Cristo! A vida eterna tomou o lugar da morte espiritual, da justiça divina do pecado humano e da proximidade com Deus em distância moral. Tal é a bênção de toda alma no primeiro momento de sua conversão, mesmo que esteja à beira do desespero da escuridão de sua condição, como Lutero estava. 

{* cueiro: pano leve e macio com que se envolvem (em torno das nádegas e das pernas) as crianças de colo (Fonte: Oxford Languages}  

Veja outra ilustração – o ladrão penitente na cruz. Poucos momentos depois de sua conversão, ele entra no céu com Cristo, e tão apto para aquele lugar santo quanto o próprio Cristo. "Hoje estarás comigo no paraíso." A consequência imediata da fé em Cristo é a satisfação da herança dos santos na luz. Veja também Lucas 23:39-43; Marcos 5:25-34; Col. 1:12-13, 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares