domingo, 23 de outubro de 2022

Homens Ilustres do Século XVI

Aqui podemos parar por um momento e observar alguns dos grandes atores que agora lotam a cena dessa época movimentada. A era da Reforma é uma das mais notáveis da história, por grandes homens e grandes eventos. 

Martinho Lutero, aquele a quem o Espírito de Deus estava usando especialmente, aparece diante de nós como a figura mais central e mais proeminente. Em sua situação de peculiar perigo, ele poderia pensar que seu fim estivesse próximo; mas Deus estava reunindo ao seu redor alguns daqueles homens ilustres que cedo declararam sua inteira simpatia por sua posição, e que empregaram todas as suas forças em sua defesa. No ano de 1518, Filipe Melâncton foi nomeado professor de grego na universidade de Wittemberg; e a partir desse período ele se tornou amigo íntimo e fiel colaborador do reformador, até o fim de sua vida. Oekolampadius, professor em Basileia, Ulrico Zuínglio, doutor em divindade em Zurique, Martin Bucer, e tantos outros uma graciosa providência levantou justamente nessa época, e desde então eles foram contados entre os mais ilustres instrumentos da Reforma.  

O trono imperial vago com a morte de Maximiliano em janeiro de 1519 mostrou-se favorável à causa da Reforma. A atenção da corte de Roma foi desviada dos assuntos de Lutero para os negócios mais urgentes do novo imperador. E Frederico, durante o interregno como vigário do império, pôde dar a Lutero uma proteção ainda mais segura. A coroa imperial foi oferecida pelos eleitores a Frederico, mas ele recusou a perigosa distinção, não querendo assumir a preocupação e responsabilidade com o peso do império. A eleição recaiu sobre o neto de Maximiliano, Carlos -- neto também de Fernando, o Católico. Os príncipes jovens, bonitos e cavalheirescos — Henrique VIII, rei da Inglaterra, e Francisco I, rei da França -- aspiravam também à dignidade imperial, mas as reivindicações e posses hereditárias de Carlos rapidamente viraram a balança a seu favor. Ele era soberano da Espanha, da Borgonha e dos Países Baixos, de Nápoles e da Sicília, do novo império das Índias, e a descoberta da América por Colombo acrescentou, aos seus muitos reinos, o novo mundo. Desde os dias de Carlos Magno, nenhum monarca balançava um cetro sobre domínios tão vastos. 

O papa, embora a princípio se opusesse à elevação de Carlos, pelos interesses conflitantes com o Vaticano, retirou suas objeções, vendo que ele seria eleito; e Carlos foi coroado em Aix-la-Chapelle, em 22 de outubro de 1520.  

Assim, na tenra idade de dezenove anos, como Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, ele assumiu o poder imperial. Ele é descrito como um jovem de grande inteligência, com um forte gosto natural por exercícios militares. Ele era notável por uma gravidade e serenidade muito além de sua idade, e mais amável quando lhe convinha. Ele possuía a sutileza e a penetração do italiano, com a taciturnidade e reserva do espanhol; e, além disso, era um católico firme e devotado. "Ele era piedoso e silencioso", disse Lutero; "Aposto que ele não fala tanto em um ano quanto eu em um dia." 

Este é o homem a quem o caso de Lutero deveria agora ser entregue. Nenhum homem mais apto poderia ter sido encontrado para executar os decretos e fazer o trabalho do Vaticano. As piedosas reflexões de D'Aubigné sobre essa mudança de governo são dignas desse afetuoso biógrafo de Lutero. "Um novo ator estava prestes a entrar em cena. Deus planejou colocar o monge de Wittemberg frente a frente com o monarca mais poderoso que apareceu na Cristandade desde os dias de Carlos Magno. Ele escolheu um príncipe no vigor da juventude e para quem tudo parecia anunciar um longo reinado... e a ele se opunha aquela humilde Reforma, iniciada na cela isolada de um convento de Erfurt pela angústia e pelos suspiros de um pobre monge. A história desse monarca e de seu reino estava destinada, ao que parece, a ensinar ao mundo uma importante lição: mostrar a nulidade de toda a força do homem quando este se atreve a comparar-se de Deus. Se um príncipe amigo de Lutero tivesse sido chamado ao trono imperial, o sucesso da Reforma poderia ter sido atribuído à sua proteção. Se até mesmo um imperador contrário às novas doutrinas, mas ainda um governante fraco, tivesse usado a coroa, o triunfo dessa obra poderia ter sido explicado pela fraqueza do monarca. Mas era o altivo conquistador de Pavia que estava destinado a ter seu orgulho invalidado diante do poder da Palavra de Deus; e o mundo inteiro viu o homem que achou fácil arrastar Francisco I prisioneiro para Madrid, obrigado a baixar a espada diante do filho de um pobre minerador!"*

{* D'Aubigné, vol. 2, pág. 109. Ver também Short Studies on Great Subjects, de Froude, vol. 1. Universal History, de Bagster, vol. 8. Reforma, de Waddington, vol. 1. Mosheim, vol. 3.}  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares