quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Reflexões sobre o Cativeiro de Lutero

Aqui podemos fazer uma pausa e aprender uma lição útil. Como uma águia acorrentada, Lutero passa o dia todo no meio das sombrias florestas da Turíngia, meditando sombriamente sobre o estado degradado da igreja e do clero, e agitado violentamente quanto aos resultados da dieta de Worms, ao bem-estar de seus amigos e ao progresso da verdade. A corrente o fere; ele não a aceitou do Senhor; sua saúde sofre; ele passa noites inteiras sem dormir; as tendências melancólicas de sua mente aumentam, e ele imagina que é incessantemente atacado por Satanás. "Acredite em mim," escreve ele, "fui entregue a mil demônios de Satanás nesta solidão; e é muito mais fácil lutar contra demônios encarnados—ou seja, homens—do que contra espíritos malignos nos lugares elevados." Ele anseia por liberdade, e por estar na linha de frente da batalha; e, temendo ser acusado de abandonar o campo, exclamou: "Eu preferiria ser esticado sobre brasas do que ficar aqui meio morto." E toda a humanidade poderia dizer: "Uma crise chegou; os esforços ativos, os apelos irresistíveis de Lutero são mais necessários agora do que nunca; pois se o líder deste grande movimento for forçado a se retirar em um momento como este, a causa da verdade acabará por sofrer, e seus inimigos triunfarão." Mas, apesar de todo o raciocínio humano, o Mestre diz: "Não. Meus caminhos não são os seus caminhos, nem meus pensamentos os seus pensamentos. O cativeiro do Meu servo será a liberdade de milhões." E assim foi. Nenhum evento em sua história contribuiu tanto para enriquecer sua mente ou amadurecer suas opiniões sobre a natureza e extensão da reforma que a situação ao seu redor exigia quanto os livros que ele escreveu e as Escrituras que ele traduziu. Que possamos aprender a nos inclinar, bem satisfeitos, quando as ordens do Mestre são para ficarmos quietos, assim como quando Ele diz: Vá e sirva no campo para o qual Eu te chamei, e para o qual Eu te preparei. Moisés em Midiã, Paulo na Arábia e João em Patmos são lições divinas para todos os servos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares