sábado, 19 de abril de 2014

Prefácio

Como tudo o que sabemos da história chega a nós por meio de livros, eu examinei, com muito cuidado, os autores mais conceituados, considerando-os confiáveis. E apesar de haver frequentes referências ao volume e à página, isto de modo algum indica tudo o que foi reunido a partir dessas histórias. Seria impossível dizer quantos pensamentos, palavras e sentenças se entrelaçam com os meus próprios. As referências foram, geralmente, dadas, nem tanto para permitir a verificação do que foi escrito, mas também para induzir o leitor a estudá-las. O material é tão variado e abundante que a dificuldade consistiu em fazer a seleção, assim como manter uma linha de continuidade histórica, e ainda deixar de fora o que, no momento, não seria proveitoso nem interessante.

Alguns dos meus mais antigos e estimados amigos, tais como Greenwood, Milman e Graigie Robertson, concluíram seus relatos por volta do século XIV; Waddington, D'Aubigne e Scott, por volta do século XVI; e Wylie fecha sua história do Protestantismo com seu estabelecimento sob o reinado de William e Mary. As histórias e biografias especiais do Dr M'Crie são, também, extremamente valiosas; e assim também é a história do Protestantismo na França por Felice, a história da Reforma nos Países Baixos por Brandt, a breve história da Idade Média e Reforma por Hardwick, e também o relato de Cunningham sobre a Igreja da Escócia; no entanto, bons relatos gerais sobre os acontecimentos do começo do século XVI até o século presente (*século XIX, quando foi escrito este livro), são realmente escassos.

Eu tenho em vista, neste livro, mais do que a mera história. Tem sido meu desejo conectá-la a Cristo e Sua Palavra, de modo que o leitor possa receber a verdade e a bênção, por meio da graça, à sua alma. O leitor deverá observar que o livro começa com o propósito revelado pelo Senhor referente à Sua Igreja, em Mateus 16. Outras partes do Novo Testamento referentes ao alvorecer da Igreja foram cuidadosamente examinadas, mas me foquei no traçar de sua real história à luz das sete cartas às Igrejas da Ásia. Isto, é claro, de uma forma muito geral, uma vez que meu desejo é dar ao leitor a visão mais ampla da história eclesiástica quanto possível, de forma consistente com meu plano e brevidade.

Que as bênçãos do Senhor possam acompanhar o volume que agora é lançado.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá. Ainda não está disponível para download, até mesmo porque ainda não está completo. No entanto, vou tentar alguma forma de gerar um download até onde já foi traduzido.

      Excluir
    2. Já é possível baixar o livro até o capítulo 6 em PDF pelo link: https://drive.google.com/file/d/0B-YRE-dLph2XQm5lM1JCa2dpX00/view

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá. Ainda não está disponível para download, até mesmo porque ainda não está completo. No entanto, vou tentar alguma forma de gerar um download até onde já foi traduzido.

      Excluir
    2. Já é possível baixar o livro até o capítulo 6 em PDF pelo link: https://drive.google.com/file/d/0B-YRE-dLph2XQm5lM1JCa2dpX00/view

      Excluir
  3. Olá. Gostaria de saber se foi vc quem fez um estudo sobre a história da igreja e fala sobre a igreja do primeiro século e a verdade sobre a igreja católica e Constantino, os concílios??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não fui eu que fiz esse. Este blog consiste na tradução de um livro escrito por um irmão que viveu no século XIX, e esta tradução está em andamento. No próximo capítulo chegaremos à parte da história em que aparece o imperador Constantino. Enquanto isso você pode tentar ler em inglês ou usar o Google Tradutor: http://www.stempublishing.com/history/MILLER10.html

      Excluir

Postagens populares