domingo, 8 de setembro de 2024

A Epístola à Igreja em Sardes - Parte 7

A vinda do Senhor é aqui mencionada como se a igreja tivesse caído ao nível do mundo. "E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." Isso é muito semelhante ao que se diz a respeito do mundo em 1 Tessalonicenses 5:2: "O dia do Senhor virá como o ladrão de noite." O Senhor espera que Seu povo siga um caminho distinto, separado do mundo; mas nisso Sardes falhou. "Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus." Havia grande conformidade com o mundo. Mesmo em Tiatira, os santos de Deus são elogiados por sua diligência, apesar do mal, e por suas últimas obras serem mais numerosas que as primeiras. Mas a ideia de obediência à Palavra de Deus e separação do mundo é pouco conhecida no Protestantismo. Portanto, eles devem compartilhar da porção do mundo. "Virei sobre ti como um ladrão." Como tal, Ele virá sobre a massa meramente professante, mas não sobre o verdadeiro crente.

"Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas", Ele diz, "que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso." Isso é verdadeiro consolo para aqueles que caminham com o Senhor, separados do mundo. É o mundo, como cena moral, que contamina as vestes do cristão. Os poucos nomes aqui representam indivíduos. O Senhor conhece cada um que caminha fielmente na Terra pelo nome, e os assegura que andarão com Ele no céu. Bem-aventurados os vencedores; em vez de ter seu nome riscado, Ele os confessará pelo nome diante de Seu Pai e diante de Seus anjos.

Tendo assim examinado o significado da mensagem a Sardes e sua aplicação ao que ocorreu após a Reforma, retornamos com sentimentos mistos à sua história. Sinceramente gratos por aquela grande obra do Espírito de Deus; sinceramente pesarosos pelo fracasso do homem que logo se manifestou. Mas pode ser útil refrescar a mente do leitor com uma visão geral das condições sucessivas da igreja professante de Deus na terra, antes de prosseguirmos.

Em Éfeso, temos a igreja esfriando em seu amor por Cristo. "Deixaste teu primeiro amor." Essa é a origem de todo o fracasso que se seguiu. Em Esmirna, sofrendo perseguição de Satanás. Em Pérgamo, mundanismo: a igreja habitando no mundo onde está o trono de Satanás. Em Tiatira, corrupção: permitindo que a profetisa Jezabel ensinasse, seduzisse os servos do Senhor a cometer fornicação e a comer coisas sacrificadas aos ídolos. Em Sardes, morte espiritual; Jezabel não está aqui, Sardes se afastou dela e de suas corrupções. Um grande nome como de quem tem vida — uma grande profissão e aparência de cristianismo, mas sem poder vital.

A Epístola à Igreja em Sardes - Parte 6

Não só os sistemas religiosos representados por Sardes estão sem vida, mas as obras daqueles que a eles pertencem são incompletas. "Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus", diz o Senhor Jesus. Ele espera frutos de acordo com o padrão dado e os recursos colocados à disposição da fé. Ele se apresenta como Aquele que possui toda a perfeição em poder e energia espiritual para Sua igreja, e que espera frutos que correspondam a Ele. Ele não pode rebaixar Seu padrão ao lidar com nossas deficiências. "Lembra-te, pois," Ele diz, "do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te." Ele chama a atenção deles, nesse aviso solene, para a graça que haviam recebido e para a palavra que haviam ouvido. Ele busca obras completas, de acordo com a medida da graça recebida e da verdade comunicada. Mas, infelizmente, sob o pretexto de que "não há perfeição" nem na igreja, nem no indivíduo, a ideia de obediência segundo a Palavra de Deus perdeu seu devido lugar na mente dos cristãos em geral.

Tome um exemplo do que queremos dizer — um caso comum.

Um jovem é convertido pela visita de um evangelista. Ele não tem associações ou amigos em um local de culto mais do que em outro; mas agora ele precisa frequentar algum lugar. Recomendam-lhe visitar as diferentes igrejas próximas à sua residência e se estabelecer onde ele achar que receberá o maior benefício. Este é o critério pelo qual é dito que ele deve julgar — seu próprio bem-estar. Nossa bênção pessoal é, sem dúvida, algo muito importante, e não deve ser negligenciada; mas quando ela é tornada o principal fator, em vez da vontade de Cristo, resulta em escuridão da mente e esterilidade da alma. A obediência à Palavra de Deus seria certamente uma fonte mais profunda de bênção para nossas almas do que meramente buscar nosso próprio bem enquanto se negligencia o pensamento de Deus sobre a igreja, conforme revelado nas epístolas. Mas, infelizmente, o ditado comum é: "Há coisas boas em todas as denominações, mas nenhuma é totalmente boa, portanto devemos julgar por nós mesmos e escolher aquela que achamos mais próxima das Escrituras — não existe sistema perfeito." Mas este ditado trivial, por mais plausível que pareça, só pode se aplicar a sistemas humanos de religião. O sistema de Deus deve ser perfeito; e nenhum sistema Lhe será agradável se não for perfeito. As imperfeições daqueles que estão no sistema de Deus, ou que se esforçam para executá-lo, não afetam sua perfeição divina.

A distinção entre um sistema e aqueles que nele estão é frequentemente ignorada. Supondo que alguns poucos cristãos fracos ou até mesmo falhos estivessem reunidos ao centro de Deus, isso não tornaria o próprio centro fraco ou falho; mas supondo, por outro lado, que um grupo dos melhores cristãos de toda a Cristandade estivesse reunido em torno de um centro humano, isso não o tornaria divino. Cristo é o centro de Deus, e aqueles que são reunidos a esse centro pelo poder do Espírito Santo estão no terreno de Deus, em Sua presença, e certamente receberão Sua bênção. Este deve ser nosso principal objetivo — estar onde Deus está, com plena certeza de fé, e confiar Nele para o bem de nossas almas. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18:20; Efésios 4:3-4)

A diferença entre o grande sistema de Sardes e aqueles que estavam nele é muito evidente na mensagem do Senhor a eles. "Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te." A igreja deve ser julgada, não por um sistema sem vida, mas pelos recursos que ela possui em Cristo, a cabeça. O fato doloroso de que as coisas não estão agora como estavam no início não é razão para que os cristãos criem igrejas segundo suas próprias ideias e as governem por suas próprias leis. Mas este tem sido o pecado e a prática do Protestantismo até o ponto em que seus nomes se tornaram legião. "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido" é o aviso mais solene do Senhor a Sardes e aos protestantes em geral. A Palavra revelada de Deus deve ser nosso único guia e autoridade, e a graça do Senhor Jesus Cristo nosso único poder. Ele recorda a igreja desses dois grandes pontos — graça recebida, verdade ouvida. Estes formam a medida de sua responsabilidade e o padrão pelo qual Ele deve julgar o grande sistema de Sardes.

A Epístola à Igreja em Sardes - Parte 5

Ao renunciar aos erros do papado em relação ao poder da igreja, os reformadores foram levados a um erro oposto, ao atribuir demasiada importância à opinião individual. No princípio católico, a igreja faz o cristão; no princípio protestante, os cristãos fazem a igreja; e, consequentemente, na prática, Cristo perde Seu lugar correto em ambos. Um homem, diria o sacerdote, só pode receber benefício para sua alma por meio de sua conexão presente com a Santa Madre Igreja; no momento em que ele deixa de pertencer a ela, está perdido, sendo os sacramentos sagrados os únicos meios de perdão e salvação. Ser expulso da igreja é como ser lançado no inferno; claro, se houver arrependimento, ou alguma base para a absolvição sacerdotal, a alma pode ser libertada de seu destino terrível e restaurada ao favor da igreja, o qual é a vida eterna. Mas o lugar do homem no céu, na terra ou no inferno deve ser determinado e estabelecido pela igreja. Este é o grande princípio fundamental do catolicismo romano, e o que dá ao sacerdócio tal poder ilimitado sobre seus iludidos devotos. Mas esse tipo de influência não se restringe ao romanismo; ela prevalece, em maior ou menor medida, onde quer que o elemento sacerdotal seja reconhecido: e assim tem sido desde os primeiros dias dos pais da igreja.

Os resultados desse poder profano nas mãos do sacerdócio romano tornaram-se completamente intoleráveis para todas as classes da sociedade por volta do início do século XVI. Um protesto foi levantado; logo se espalhou por toda a Cristandade; recorreu-se à Bíblia como a autoridade suprema, e a justificação pela fé somente, sem as obras da lei, tornou-se o lema dos reformadores. O jugo opressor de Roma foi lançado fora. Esta foi a obra do Espírito de Deus, e a energia que realizou a Reforma foi inteiramente dEle. Um resultado dessa grande revolução, e o que a caracterizou, foi a transferência de poder e importância da igreja para o indivíduo. A ideia da igreja como a dispensadora de bênçãos foi rejeitada, e cada homem foi convocado a ler a Bíblia por si mesmo, examinar por si mesmo, crer por si mesmo, ser justificado por si mesmo, servir a Deus por si mesmo, assim como ele deve responder por si mesmo. Este foi o pensamento recém-nascido da Reforma — sempre correto, mas que havia sido negado por muito tempo pela usurpação do romanismo — a bênção individual primeiro, a formação da igreja depois, esta foi a nova ordem das coisas; mas, infelizmente, a verdadeira ideia da igreja de Deus foi então completamente perdida, e não foi recuperada até o século XIX, como veremos mais adiante, se o Senhor permitir.

Até então, os reformadores estavam certos. O Senhor edifica apenas pedras vivas sobre a fundação da rocha; mas, ao perder de vista o lugar e a obra próprios do Senhor na assembleia por meio do Espírito Santo, os homens começaram a se unir e a edificar igrejas, assim chamadas, segundo seus próprios pensamentos. Uma grande variedade de igrejas ou sociedades religiosas rapidamente surgiu em muitas partes da Cristandade; mas cada país realizou sua própria ideia de como a igreja deveria ser formada e governada: alguns achavam que o poder da igreja deveria ser investido nas mãos do magistrado civil; outros achavam que a igreja deveria reter esse poder em si mesma; e essa diferença de opinião resultou nas corporações nacionais e nas inúmeras dissidências que ainda vemos ao nosso redor. Mas a mente de Cristo quanto ao caráter e à constituição de Sua igreja, tão amplamente ensinada nas epístolas, parece ter sido completamente ignorada pelos líderes da Reforma. A fé individual como o grande princípio salvador para a alma foi enfatizada em toda parte, graças ao Senhor; e as almas dos homens foram salvas, e Deus foi assim glorificado; mas, isso garantido, os homens começaram a se unir e criar igrejas para satisfazer suas próprias vontades. Nada é mais evidente para o estudante da história da igreja, com seu Novo Testamento à frente, do que esse doloroso fato.

Por exemplo, lemos em Efésios 4: "Há um só corpo e um só espírito", mas, segundo o protestantismo, deveríamos ler: "Há muitos corpos e um só espírito." Mas não pode haver mais de um corpo que seja de constituição divina. Além disso, lemos: "Procurando guardar a unidade do Espírito." Isso claramente significa a unidade formada pelo Espírito — o Espírito Santo sendo o poder formativo da igreja, que é o corpo de Cristo. Os cristãos são os indivíduos que o Espírito Santo agrupa formando uma perfeita unidade. Esta é a que devemos nos esforçar em "guardar", não em criar uma nova — devemos nos esforçar em manter, exibir e realizar na prática essa unidade já formada pelo Espírito. "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." (1 Coríntios 12:12-13).*

{*Veja este assunto tratado plenamente em dois comentários, sobre 1 Coríntios 12 e 14, por W. Kelly}

Postagens populares