domingo, 2 de outubro de 2022

Lutero e Staupitz

Johann von Staupitz, a quem o Senhor enviou a Lutero com uma mensagem de misericórdia, foi vigário-geral dos agostinianos para toda a Alemanha. Os historiadores falam dele nos termos mais elevados. "Ele era realmente de descendência nobre", diz alguém, "mas era muito mais ilustre pelo poder de sua eloquência, pela extensão de seu conhecimento, pela retidão de seu caráter e pela pureza de sua vida"*. É motivo para ficarmos gratos, e digno de nota, encontrar um homem tão piedoso ocupando um cargo tão importante, mesmo no último estágio da degeneração papal. Sua influência foi grande e boa. Ele possuía a estima de Frederico, o Sábio, Eleitor da Saxônia, que fundou a universidade de Wittemberg sob sua direção..

{*Waddington, vol. 1, pág. 47.}

A visita desse bom homem — o vigário-geral — para inspecionar o mosteiro de Erfurt foi anunciada exatamente na época em que a angústia da mente de Lutero atingiu seu auge. O corpo perdido, a aparência melancólica, mas o olhar sério e resoluto do jovem monge atraiu a atenção de Staupitz. Pela experiência passada, ele conhecia bem a causa de seu desânimo, e muito gentilmente o instruiu e consolou. Ele assegurou a Lutero que estava totalmente enganado ao supor que poderia estar diante de Deus com base em suas obras ou seus votos, que ele só poderia ser salvo pela misericórdia de Deus, e que a misericórdia deveria fluir para ele através da fé no sangue de Cristo. "Deixe sua ocupação principal ser o estudo das Escrituras", disse Staupitz; e, juntamente com este bom conselho, ele presenteou Lutero com uma Bíblia, que de todas as coisas na Terra ele mais desejava.

Um raio de luz divina penetrou na mente obscura de Lutero. Suas conversas e correspondências com o vigário-geral o ajudaram muito, mas ele ainda era um estranho à paz com Deus. Sua saúde corporal novamente cedeu sob os conflitos de sua alma. Durante o segundo ano de sua residência no convento, ele ficou tão gravemente doente que teve que ser removido para a enfermaria. Todos os seus antigos terrores voltaram à vista da aproximação da morte. Ele ainda ignorava o valor da obra consumada de Cristo para o crente, assim como seus professores. A imagem assustadora de sua própria culpa e as exigências da santa lei de Deus o encheram de medo. Não sendo um homem comum e passando por uma experiência que os homens comuns não conseguiam entender, ele estava sozinho, não podia contar suas dores a ninguém.

Um dia, deitado, tomado pelo desespero, foi visitado por um velho monge, que lhe falou do caminho da paz. Conquistado pela bondade de suas palavras, Lutero abriu seu coração para ele. O venerável padre falou-lhe da eficácia da fé e repetiu-lhe aquele artigo do Credo Apostólico: "Creio na remissão dos pecados". Essas poucas palavras simples, com a bênção do Senhor, parecem ter desviado a mente de Lutero das obras para a fé. Ele estava familiarizado com a forma dessas palavras desde sua infância, mas ele as repetia apenas como uma forma de palavras, como milhares de cristãos nominais em todas as épocas. Agora elas enchiam seu coração de esperança e consolo. O velho monge, ouvindo-o repetir as palavras para si mesmo: "Creio na remissão dos pecados", como que para sondar sua profundidade, interrompeu-o dizendo que não era uma mera crença geral, mas pessoal. Eu creio no perdão, não apenas dos pecados de Davi, ou dos pecados de Pedro, mas dos meus pecados. Até os demônios têm uma crença geral, mas não pessoal. "Ouça o que diz São Bernardo", acrescentou o velho monge piedoso, "o testemunho do Espírito Santo ao seu coração é este: seus pecados estão perdoados." A partir deste momento, a luz divina entrou no coração de Lutero e, passo a passo, através do estudo diligente da Palavra e da oração, ele se tornou um grande e honrado servo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares