domingo, 18 de setembro de 2022

O Segundo Período da Vida de Lutero

Aos quatorze anos, Martinho havia aprendido tudo o que podia ser ensinado em Mansfeld e, tendo prometido alguma proficiência, seu pai o mandou para a escola franciscana de Magdeburgo. Mas a severidade da educação de Lutero não cessou quando ele deixou a casa de seu pai e a dura disciplina de Emílio. Ele se viu em Magdeburgo no meio de estranhos, sem amigos, sem meios e sem comida suficiente para viver. Seu espírito foi esmagado; ele estremeceu na presença de seus mestres, e teve que empregar os intervalos de estudo para mendigar pão. Quando, com seus jovens companheiros, ele percorria no Natal as aldeias vizinhas cantando canções, todos estavam tão tímidos por causa das ameaças e da tirania com que os professores estavam acostumados a governar seus alunos, que fugiram de um amável camponês que saiu com alguma comida para eles. Assustados com o som de uma voz alta chamando: "Rapazes, onde estão vocês?" eles fugiram. Foram apenas seus repetidos chamados e tranquilizações que os convenceu a voltarem para receberem a doação. 

Aqui Lutero permaneceu cerca de um ano, mas sua dificuldade em encontrar comida era tão grande que, com o consentimento de seus pais, partiu e foi para Eisenach, que continha uma boa escola, onde também residiam os parentes de sua mãe. Mas seus parentes que moravam lá o negligenciaram ou não puderam ajudá-lo. Suas circunstâncias eram tão difíceis que parecia provável que ele teria que sair. Mas novamente, quando beliscado pela fome, ele tentou cantar de porta em porta pedindo por um pedaço de pão. Este costume ainda é preservado em muitas cidades alemãs; e em alguns lugares espera-se que os meninos do coral solicitem contribuições para ajudar nos fundos da instituição. Tal modo de ganhar o pão era muito humilhante para a mente de Lutero. As repulsas frequentes que ele encontrou quase quebraram seu espírito; ele derramou muitas lágrimas em segredo e se entregou a pensamentos ansiosos sobre o futuro. 

"Devo abandonar todas as minhas esperanças de educação, de melhoria, de progresso? Devo voltar para Mansfeld e ser encerrado nas minas para sempre?" Tais questões tornaram-se realidades presentes para o jovem estudante. Mas havia Alguém que o vigiava, embora ele ainda não O conhecesse, e que o destinava a trabalhar em outras minas além das de Mansfeld. A mão de um Pai dirigia e pesava cada provação; o inimigo não poderia acrescentar um grão ao seu peso além da medida divina. Ele estava treinando Seu futuro servo na escola da adversidade; e quando ele tivesse aprendido a lição, a recompensa viria. Uma crise em sua história estava próxima; o tempo de alívio do Senhor chegaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares