domingo, 18 de setembro de 2022

O Papado e a Humanidade

Comparativamente, poucos em nossos tempos de paz têm alguma ideia da verdadeira natureza e uma compreensão abrangente do papado. Durante o longo período da Idade Média, desenvolveu-se plenamente; mas sua natureza permanece inalterada até a presente hora. Os tempos e as circunstâncias mudaram, mas não o papado. O clero, incluindo os monges e frades, era uma classe distinta e estava inteiramente à parte do resto da humanidade. Uma linha ampla, profunda e intransponível separava as duas comunidades – o clero e os leigos. As vidas, as leis, a propriedade, os direitos e os deveres sociais de um não eram apenas diferentes dos do outro, mas muitas vezes antagônicos. 

A educação, tal como era, tornara-se privilégio exclusivo do clero. Quem tivesse qualquer desejo de conhecimento, não poderia obtê-lo nem o empregar senão em conexão com o clérigo ou o mosteiro. Os filhos mais novos da nobreza, e até mesmo da realeza, à medida que a igreja se tornava rica e poderosa, juntavam-se à comunidade clerical. Por este meio, os nomes mais famosos da terra foram encontrados entre o clero, e a Igreja e o Estado foram assim unidos. As universidades, as escolas, todos os domínios do intelecto humano, estavam em seu poder. A outra grande divisão da humanidade – os leigos – eram mantidos em total escuridão e ignorância. E ai do homem que se aventurasse a apontar um novo caminho para a inteligência, a liberdade e o poder. O mais leve vislumbre de luz era instantaneamente extinto, e a descoberta era denunciada como mágica e proibida. 

Só os padres podiam ler, escrever, redigir documentos do Estado ou tratados, e elaborar leis. Pela sacralidade de seu caráter e sua superioridade intelectual, eram admitidos nas cortes e nos conselhos dos reis, eram os negociadores e os embaixadores dos soberanos. Mas os segredos e pactos reais não eram tudo o que eles conheciam: o confessionário abria todo o coração de cada um, do mais alto ao mais baixo, diante dos olhos do sacerdócio. Nenhum ato estava além de seu conhecimento, quase nenhum pensamento ou intenção era secreto. Poderia haver murmúrios abafados sobre a avareza, orgulho e licenciosidade do padre, mas ainda assim ele era um padre, um bispo, um papa; seus sacramentos não perdiam sua eficácia, seu veredicto de condenação ou absolvição continuava igualmente válido. Aqueles que duvidavam abertamente do poder do clero em tais assuntos eram hereges, párias, proscritos, apenas combustível adequado para as chamas agora e sempre. 

O papa, como se acreditava universalmente, combinava em sua própria pessoa todos os atributos do poder supremo em matéria de religião e de governo. O poder dos imperadores e reis era derivado, o seu era original. Ele estava armado com autoridade divina para depor monarcas, para absolver os súditos de sua lealdade e de qualquer outra obrigação; e, se necessário, dissolver todos os laços da sociedade. Mas, acima de tudo, ele era autorizado a manter a integridade da fé transmitida a ele por seus predecessores ou definida por ele mesmo como chefe da igreja, para reprimir a dissidência em todas as formas; perseguir até o extermínio todos os que ousassem disputar essa suprema prerrogativa, como rebeldes e traidores de Deus e de Sua igreja; e, a qualquer momento, apelar ao governo secular, sem compensação, para esbanjar vida e dinheiro, trabalho e sentimento, para capacitá-lo a manter a integridade de seu “império espiritual”.* 

 {*Survey, Latin Christianity, de Milman, vol. 6, pág. 357; Resumo de Greenwood, livro 14, cap. 1.} 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares