domingo, 1 de novembro de 2020

A Guerra da Boêmia

O martírio dos doutores boêmios havia despertado um sentimento geral de indignação tanto nacional quanto religiosa. O imperador, o papa e os prelados muito em breve teriam que pagar amargamente por sua flagrante injustiça e as queimadas de hereges em Constança. A retribuição se seguiu rapidamente. Quatrocentos e cinquenta e dois nobres e cavaleiros da Boêmia e Morávia anexaram seus selos a uma carta dirigida ao concílio, protestando contra os procedimentos da assembleia e as imputações que haviam sido lançadas sobre a ortodoxia da Boêmia, queimando os mais ilustres de seus professores. Mas o conselho se recusou a ouvir essas objeções razoáveis ​​e decidiu não fazer concessões. Os santos padres, como são profanamente chamados, preocupavam-se muito mais com seus próprios prazeres pecaminosos do que com o bem-estar das pessoas. Embora professamente reunidos para a reforma da igreja, o efeito real de sua estada de quatro anos em Constança foi a desmoralização de toda a cidade e seus subúrbios. Nunca foi visto nada igual à licenciosidade e devassidão desse concílio. 

No ano de 1418, pouco antes da dissolução do concílio, Martinho V, agora o único e indiscutível papa, emitiu uma bula de cruzada contra os hereges contumazes, exigindo que todas as autoridades, eclesiásticas e civis, trabalhassem pela supressão das heresias de Wycliffe, Hus e Jerônimo. A questão agora estava bastante comprometida com a decisão pelo uso da espada. O cardeal João, de Ragusa, foi enviado como legado à Boêmia. Ele era um homem violento e falava em reduzir o país pelo fogo e pela espada. Em seu caráter de legado, ele queimou várias pessoas que se opunham à sua autoridade. Os boêmios, por causa dessas atrocidades, ficaram furiosos. Os seguidores de Hus se uniram e se tornaram um partido forte. Eles se comprometeram solenemente a cumprir os princípios de reforma de seu chefe martirizado. Hus havia condenado veementemente a prática da igreja em reter o cálice dos leigos: por isso o adotaram como o símbolo de sua comunidade, exibindo o cálice eucarístico em suas bandeiras. Chefiados por Žižka, o caolho, um cavaleiro de grande gênio militar, eles se moviam pelo país, em todos os lugares obrigando a administração do sacramento em ambos os tipos -- o vinho e também o pão. 

Tendo as igrejas de Praga sido recusadas ao clero que seguia as doutrinas de Hus, eles começaram a procurar lugares onde pudessem desfrutar da liberdade de culto. Uma grande reunião dos hussitas foi convocada no mês de julho de 1419, em uma colina alta, ao sul de Praga, onde foram formalmente unidos pela celebração da comunhão ao ar livre. Deve ter sido uma visão imponente, mas, infelizmente, a sequência de sua história desenha uma sombra escura sobre ela. No cume espaçoso dessa colina, trezentas mesas foram espalhadas e quarenta e duas mil pessoas, consistindo de homens, mulheres e crianças, tomaram o sacramento em ambos os tipos. Uma festa de amor seguiu a comunhão, na qual os ricos compartilharam com os pobres, mas não era permitido beber, dançar, jogar ou ouvir música. Lá o povo acampou em tendas e, gostando do uso de nomes das escrituras, chamou-o de Monte Tabor, do qual obtiveram o nome de taboritas. Eles falavam de si mesmos como o povo escolhido de Deus e estigmatizavam seus inimigos, os católicos romanos, como amalequitas, moabitas e filisteus. 

O luxo, o orgulho, a avareza, a simonia e outros vícios do clero foram denunciados na colina de Tabor, e Žižka e seus seguidores exortaram os comungantes a se engajarem na obra de reforma da igreja. Esta grande assembleia, sob Žižka, marchou primeiro para Praga, onde chegaram à noite. No dia seguinte, um clérigo hussita, caminhando à frente de uma procissão com um cálice na mão, foi atingido por uma pedra ao passar pela prefeitura, onde os magistrados estavam sentados. Assim insultados, muitos deles correram furiosamente para o salão; seguiu-se uma luta feroz: os magistrados foram derrotados, alguns foram mortos, alguns fugiram e alguns foram atirados pelas janelas. O alarme se espalhou, o povo da velha religião se levantou em armas, os reformadores lutaram contra eles como inimigos da verdadeira fé. Žižka e seus seguidores proclamaram-se servos de Deus e sua missão era a reforma de Sua igreja. Mas, infelizmente, eles começaram uma obra de destruição em vez de reforma. Conventos foram atacados e saqueados, monges foram massacrados, igrejas e mosteiros foram reduzidos a ruínas; imagens, órgãos, quadros e todos os instrumentos de idolatria, como eles chamavam, foram quebrados em pedaços. O movimento se espalhou para outros lugares, e uma guerra desoladora, que continuou por muitos e muitos anos, se seguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares