terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Paulo em Tessalônica e Bereia

Paulo e Silas agora dirigem seu percurso até Tessalônica. Timóteo e Lucas parecem ter ficado para trás em Filipos por um tempo. Tendo passado através de Anfípolis e Apolônia, Paulo e Silas chegam a Tessalônica. Ali eles encontram uma sinagoga. Era uma cidade comercial de grande importância, onde muitos judeus residiam. "Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras." (Atos 17:2). Os corações de muitos foram tocados por suas pregações, e uma grande multidão de devotos gregos e mulheres da alta sociedade creram. Mas o velho inimigo de Paulo aparece novamente. "Os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo. E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui; os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus." (Atos 17:5-7). Estes versículos devem bastar para nos dar uma ideia do caráter universal dos judeus contra o evangelho e contra Paulo, seu principal ministro.

O apóstolo tinha, evidentemente, pregado aos tessalonicenses a verdade a respeito da exaltação de Cristo e Sua vinda na glória: "Dizendo que há outro rei, Jesus." Daí a constante alusão à vinda do Senhor, e ao "dia do Senhor", nas Epístolas de Paulo àquela igreja. Pelo que diz Paulo em sua primeira Epístola, aprendemos que seus trabalhos foram muito abundantes e grandemente reconhecidos e abençoados pelo Senhor para muitas almas. (1 Tessalonicenses 1:9-10; 2:10-11)

O apóstolo agora procede para a Bereia. Ali os judeus eram mais nobres. Eles examinavam o que ouviam pela Palavra de Deus. Houve uma grande bênção ali também. Muitos creram, mas os judeus, como caçadores após sua presa, apressaram-se de Tessalônica para a Bereia, e levantaram um tumulto que forçou Paulo a deixar o lugar quase imediatamente. Acompanhado por alguns dos bereianos convertidos, ele direcionou seu curso para Atenas. Silas e Timóteo ficaram para trás.

3 comentários:

  1. "Estes versículos devem bastar para nos dar uma ideia do caráter universal dos judeus contra o evangelho e contra Paulo, seu principal ministro"
    Puxa, coitados dos judeus que creem em Jesus desde então, eles também possuem o caráter desses que negaram o Evangelho? Se sim, então o que sobra do milhões e milhões de brasileiros que também se negam a aceitar o Evangelho?
    De fato, essa declaração no texto, citado por mim a cima, foi muito incoerente e infeliz...
    Graça e Paz! Deus abençoe e guarde a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, acredito que ele esteja se referindo aos judeus incrédulos. O autor deixa muito claro quando está se referindo a judeus cristãos em outros capítulos. Afinal, os primeiros cristãos - os primeiros a serem acrescentados, pelo Senhor, à igreja - foram judeus. De Atos capítulo 2 até o capítulo 8 vemos apenas convertidos judeus na história da igreja. É no capítulo 8 que são acrescentados os primeiros samaritanos e no capítulo 10 são acrescentados os primeiros gentios (tanto que os cristãos judeus que foram com Pedro à Cesareia "maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios" Atos 10:45). Outro detalhe interessante a se mencionar sobre isso é o fato do apóstolo Paulo sempre pregar primeiro aos judeus quando chegava em uma nova cidade. Os judeus ainda são um povo amado por Deus, e na presente dispensação da graça de Deus, muitos foram e ainda serão salvos pela fé em Jesus.

      "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos (judeus e gentios) fez um (a igreja)" (Efésios 2:14)

      Quanto aos que não creem, fique simplesmente com a Palavra do Senhor:

      "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
      Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3:18,36)



      Excluir
    2. E veja o contexto do que você citou:
      '''
      "Os judeus desobedientes, movidos de inveja [...]" (Atos 17:5-7). Estes versículos devem bastar para nos dar uma ideia do caráter universal dos judeus contra o evangelho e contra Paulo, seu principal ministro.
      '''
      Os "judeus desobedientes". Talvez o autor pudesse ter deixado mais claro que ele estava se referindo a judeus incrédulos, mas pelo contexto, e pelo fato do autor sempre enfatizar, quando necessário, os judeus cristãos em outros capítulos, dá para entender perfeitamente o que ele quis dizer.

      Abs.

      Excluir

Postagens populares